As cores "Fancy" Diamond

Diamantes incolores e com leves matizes amarelos ou marrons são mais comuns na natureza. Na categoria com total ausência de cor, a valorização corresponde à denominação D da graduação de cor desenvolvida pelo GIA (Gemological Institute of America).

Dependendo da intensidade de matizes, os diamantes recebem classificação de cor E, F, G, H, I, J, K etc, até chegar à cor Z, que possui tonalidade bem amarelada ou amarronzada. Pequenas diferenças na cor podem influenciar imensamente no valor do diamante.

Entretanto, os diamantes podem ser encontrados também em todas as cores do arco-íris. Quando a cor é bem definida, recebe classificação da cor Z+ (cor fantasia - "fancy colour"). A graduação de diamante coloridos é baseada em análise conjunta de matiz, tonalidade e saturação da cor.

Os cientistas atribuem a cor do diamante à presença de impureza ou defeitos na rede cristalina da pedra. O diamante puro, completamente incolor, é formado apenas por um elemneto: carbono. No entanto, alguns átomos de carbono podem ser substituídos por nitrogênio ou boro.

O nitrogênio presente é responsável pelos diamantes incolores a amarelados e amarronzados e pelas cores fantasia amarela, laranja. marrom, rosa, verde, vermelha e violeta. Já o boro é responsável pelas cores azul e cinza.

Fonte: http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_6995

Gostou desta postagem? Compartilhe com seus amigos!